8 ações produtivas para você executar, ao invés de reclamar!



Você se sente culpado por cultivar o pessimismo de vez em quando?

Você gosta de fofocas, picuinhas ou se conforta em ficar reclamando de tudo e de todos?

Se você não é uma dessas pessoas, parabéns! Mas, se você pratica alguns desses comportamentos, essas dicas serão importantes para você! Tenho certeza que você quer se libertar desses hábitos sabotadores.

Dizem que nossos pensamentos criam nossa própria realidade e que nossa mente é mais poderosa do que poderíamos imaginar.

Se este for o caso, lembre-se que pensamentos negativos e reclamações não nos levarão a lugar algum. Reclamar sobre as ações dos outros e o infortúnio em nossa própria vida é fútil. Por que não fazer algo mais produtivo com o seu tempo em vez de reclamar?

Parece que reclamar faz parte do nosso DNA e que parece ser tão comum como respirar, mas não precisa ser.


Se você tem o hábito de reclamar e pensar negativamente, você precisa incorporar novos hábitos para se livrar dessa mania. Vez ou outra vai rolar uma reclamaçãozinha? Vai, mas a ideia aqui é nos libertarmos dessa armadilha que só nos arrasta para a negatividade.

A maneira mais fácil de fazer isso é substituí-lo por um novo hábito positivo. Aqui estão algumas sugestões de hábitos positivos e produtivos para substituir o hábito de reclamar.

Ps.: Se você acha que reclama demais, seja bem-vindo (a) ao clube. Isso é normal, mas o importante é diminuir esse comportamento para não empacar nossa vida, ideias, pensamentos e ações.


1. Pratique gratidão

O ato de dar graças tornou-se um meio respeitado para criar uma vida mais feliz. Os cientistas descobriram que o hábito de manter a gratidão pode reduzir os sintomas da depressão, aumentar a saúde e favorecer o dia a dia de uma pessoa mais feliz. Então comece criando uma lista de gratidão: escreva todas as coisas pelas quais você é grato e acrescente diariamente. Você descobrirá que é difícil sentir-se triste ou sentir pena de si mesmo quando estiver se sentindo grato.


2. Elogie as pessoas.

Hora de fazer elogios sinceros. Assim como o ato de gratidão, tornar alguém mais feliz ao elogiá-lo faz bem à alma. Por que não fazer alguém se sentir bem e espalhar a alegria por aí? Reconheça todos os bons atos e reconheça quando alguém fez algo positivo, tanto no trabalho quanto em casa. Por que não agradecer a seu marido ou esposa pela refeição que prepararam ou pelo bom trabalho que fizeram limpando a cozinha? Todos nós amamos elogios e reconhecimento por nossos esforços.

3. Direcione sua atenção no que pode dar certo.

A profecia auto-realizadora afirma que nossas vidas vão acabar como imaginamos. Se acreditarmos que seremos bem sucedidos, estaremos. Se pensarmos que a pobreza é o nosso futuro, provavelmente será. Esta é a razão pela qual as pessoas que vêm de meios desfavorecidos têm maior probabilidade de permanecerem como parte de um grupo desfavorecido. Eles estão preparados para permanecer nas mesmas circunstâncias. Se você quer criar um futuro de sucesso, pare de reclamar sobre sua vida e comece a focar no sucesso.

4. Se é bom, deixe que fique. Se não for, deixe que vá!

Guardar  arrependimentos e mágoas do passado não é benéfico para nossa vida atual. Deixe de lado as coisas que estão além do seu controle e aja de acordo com as coisas que você pode controlar.


“Viver no passado é viver com arrependimento, viver no futuro é viver com ansiedade, viver no presente é viver em paz.” —Lao Tzu

5. Assumir a responsabilidade.

Reclamantes são geralmente as pessoas que se vitimizam, esperando que alguém ou algo entreguem a salvação para elas. Você é uma vítima de sua circunstância ou está no controle de sua própria jornada? Em vez de reclamar da sua vida, por que não tomar medidas para mudar isso? Sua vida futura está em seu controle; cabe a você agir.

6. Entre em Ação.

Muitas vezes, as pessoas que ficam reclamando são as pessoas que não agem. Se você quiser mudar sua situação, você precisa agir. Comece pequeno; dez minutos por dia podem ajudá-lo a progredir no sentido de tornar sua vida mais feliz e mais bem-sucedida.

7. Estabeleça um objetivo claro.

Se você não está feliz com a maneira como as coisas são e decidiu assumir a responsabilidade por mudá-las, pode receber um plano para fazer as coisas acontecerem. Pode ser difícil começar, então, escrevendo tudo, você terá mais clareza e foco. Use seu calendário para agendar tempo e você estará em uma posição muito forte desde o início.

8. Concentre-se no que é importante: a sua felicidade.

E por último, não se esqueça de se concentrar na sua felicidade.

A felicidade está ao seu alcance e começa com uma decisão. Decida ser feliz agora. Como Lao Tzu também disse: “Não há caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho”. Não fique sentado esperando a vida mudar; saia e mude.

Se algo te deixa mais infeliz, não fique reclamando – faça algo sobre isso. Concentre-se em tudo de bom em sua vida e faça as coisas que te fazem feliz agora. Há muitas maneiras de ser mais feliz e mais produtivo em vez de reclamar


Não acredito em receitas mágicas, mas sim no fato de eu ser a única responsável pela minha felicidade e infelicidade. Nunca delegue esse poder aos outros, faça por você o que você gostaria que os outros fizessem para você.


Até a próxima.

Bruno Crescente

www.impactarhangra.com



#liderança #autoconhecimento #coaching #atitude #profissional #pessoal #vida #resultados #carreira #sucesso #metas #objetivos #reclamar #solução #ação

22 visualizações

© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com