Ações para conquistar uma oportunidade de emprego mesmo sem experiência.

Atualizado: 27 de Nov de 2019

Uma das principais dúvidas de muitas pessoas que ainda não iniciaram uma carreira profissional, está relacionada à como conseguir uma oportunidade de emprego sem experiência comprovada em carteira de trabalho. Afinal, grande parte das empresas procura por profissionais que já atuam no mercado de trabalho e apresente experiência na vaga oferecida. Por outro lado, existem maneiras de conseguir uma oportunidade mesmo sem nunca ter trabalhado antes. Se você está vivendo essa situação, fique tranquilo, pois através das atitudes certas poderá alcançar o seu objetivo desejado.

8 Ações Para Conseguir um Emprego Sem Experiência e Iniciar Sua Trajetória Profissional

Toda e qualquer atividade na vida tem o seu lado positivo, isso é fato. Quando se trata de buscar um emprego sem ter experiência, o lado positivo está em entrar em ação para se capacitar, o que fará de você um candidato forte e, certamente, um ótimo funcionário. A seguir, estão 08 ações que irão te ajudar a conseguir o seu primeiro trabalho.

Quer outra dica incrível de desenvolvimento? Conheça mais sobre o Coaching! 1 – Invista no Desenvolvimento de suas Competências comportamentais (Soft Skills)

Soft skills é o nome dado para habilidades comportamentais que não têm relação com conhecimentos específicos. Alguns exemplos incluem: organização, trabalho em equipe, comunicação eficaz, gestão de tempo, visão de solução e entusiasmo. Como você pode ver, são habilidades bastante importantes no dia a dia de qualquer trabalho e que certamente as empresas buscam em candidatos para suas vagas. Portanto, identifique quais são as suas soft skills mais marcantes, aquelas em que precisa melhorar e trabalhe para isso.


2 – Crie um Perfil no LinkedIn

O Linkedin é uma rede social voltada para contatos profissionais. Se você ainda não tem um perfil, crie o seu o quanto antes, pois é possível encontrar muitas oportunidades por lá. Um ponto bastante positivo deste site é que é possível publicar conteúdos que agreguem ao seu currículo, como artigos e descrições mais detalhadas da sua formação, das habilidades que possui, entre outros dados, além de poder anexar o link do seu linkedin em seu currículo.


3 – Busque contato de pessoas que trabalhe nas empresas que deseja atuar

Enviar o seu currículo para todas as empresas que estiverem anunciando vagas, será mais concorrido, é interessante que faça isso com outras que não tenham feito nenhum anúncio, através de pessoas que atuem pelas empresas. Pesquise e liste as companhias da sua cidade em que gostaria de trabalhar, procure conhecer pessoas que trabalhem nessas empresas, então, envie um e-mail se apresentando, com o seu currículo em anexo e perguntando se existe alguma oportunidade. Assim, caso estejam precisando, você terá mais chances de ser selecionado, já que a concorrência será menor.


4 – Construa uma Rede de Contatos

Mesmo que nunca tenha trabalhado, você pode começar a construir a sua rede de contatos profissionais desde já. Para isso, demonstre interesse pela área em que deseja atuar, conversando com professores de um curso que esteja fazendo, indo a eventos, falando sobre o assunto com amigos. Quanto mais contatos você tiver, que te conhecerem e saberem da sua qualificação e habilidades, maiores são as chances de conseguir uma oportunidade, afinal, as empresas gostam de contratar profissionais por indicação.


5 – Candidate-se a Vagas Compatíveis Com à de quem está iniciando

Mesmo que esteja estudando para assumir uma função importante no futuro, é fundamental manter os pés no chão e reconhecer que está iniciando a sua carreira. Portanto, não dá para enviar currículos almejando uma vaga de gerencia. Comece do primeiro degrau, olhando para oportunidades de acordo com suas características e os critérios da vaga anunciada. Inclusive, no futuro, ter começado de baixo irá fazer uma grande diferença e te fornecer uma bagagem fantástica.


6 – Planeje Sua Busca Por Trabalho

Para alcançar qualquer meta é preciso se planejar e quando se trata de conseguir o seu primeiro emprego não é diferente. O primeiro passo, é definir quanto tempo por dia irá se dedicar a pesquisar vagas, enviar seu currículo por e-mail e entregá-lo pessoalmente. Além disso, é interessante que registre todas as vagas para as quais está se candidatando, Outro passo importante, é você se preparar em montar seu currículo e como se portar nas entrevistas, dinâmicas de grupo e assim por diante. Com isso, conseguirá se preparar de modo mais eficaz e aumentar as suas chances.


7 – Realize Trabalhos Como Freelancer e Voluntário

Enquanto não consegue a oportunidade de seu primeiro emprego, faça trabalhos que te ajudem a obter algum tipo de vivência. De acordo com suas habilidades, poderá atuar como freelancer, serviços em eventos, hotéis, comércio etc... Isso é muito bom, pois trará experiência, te ajudará a fazer contatos e, claro, receber por isso. Outra maneira de se desenvolver envolve participar de ações como voluntariado. Vale lembrar que essas informações poderão ser colocadas em seu currículo.


8 – Tenha o foco no que você tem

Em vez de se reclamar por não ter experiência, concentre-se no que você tem e use isso a seu favor. Então, se não tem uma lista de experiências anteriores para colocar no seu currículo, foque nos cursos, nas habilidades, nos projetos que realizou na instituição de ensino em que estudou. Explore todas as qualidades que fazem de você o candidato ideal para cada vaga para a qual se candidatar e acredite nisso, porque a sua segurança também te ajudará a se destacar em entrevistas e dinâmicas em grupo.

Conseguir o primeiro emprego tem os seus desafios, mas se você se dedicar e tomar as atitudes certas, com certeza você vai superar este desafio. Para isso, demonstre sempre a sua vontade e compromisso de aprender, de evoluir e ir além, pois ela certamente compensará a ausência de suas experiências.


Quer saber mais como podemos te ajudar? Conheça mais sobre o Coaching! Envie mensagem...


https://www.impactarhangra.com/contact


- Espero que este artigo tenha te mostrado que você pode conseguir sua oportunidade de emprego mesmo que não tenha experiência. - Acredite no seu potencial, saiba aonde quer chegar, identifique os pontos em que precisa melhorar e, então, o céu será o limite para a sua determinação. Bruno Crescente

Coach de Carreira

www.impactarhangra.com


#carreira #emprego #mercadodetrabalho #sucesso #profissional

28 visualizações

© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com