Como você utiliza suas redes sociais?


As redes sociais possibilitam que as pessoas de todo o mundo se conectem para compartilhar atividades, fotografias, notícias. Porém, existem aquelas que se utilizam desse recurso de forma inadequada, para disseminar postagens com ataques, intrigas, polêmicas e outros tipos de mensagens que não irão agregar em nada, pelo contrário. Se você já compartilhou algo do tipo ou convive com indivíduos que têm esse tipo de postura, te convido a fazer uma reflexão comigo sobre o modo como utiliza as redes sociais e se isso está te trazendo algo de positivo.


O Que Leva uma Pessoa e Publicar conteúdos invasivos nas Redes Sociais?


Estes conteúdos publicados nas redes sociais costumam ter teor relacionado à inveja, recalque, falta de valorização, desentendimentos, críticas ao comportamento alheio e a forma de como utiliza seu tempo em ocupar-se em o que não lhe trará retorno algum. Geralmente, trata-se de uma atitude que parte de alguém que gostaria de dizer tudo aquilo para uma pessoa, mas não o faz por medo, insegurança ou outros motivos.

A verdade é que este comportamento não irá ajudar em nada a resolver a questão, pelo contrário, pois pode levar a intensificar as provocações e gerar conflitos desnecessários. Isso sem contar no fato de que, por ser uma mensagem sem ter um destinatário claro, a mensagem pode atingir até mesmo pessoas que nada tenham a ver com a história, resultando em um desentendimento generalizado.


5 Questionamentos Para Se Fazer Antes de Publicar conteúdos nas Redes Sociais

Os questionamentos a seguir irão te ajudar a entender melhor as razões para evitar ao máximo compartilhar conteúdos vazios nas redes sociais. Leia cada um deles com atenção e busque as respostas em você, sem se julgar ou criticar e sim com o intuito de aprender e evoluir.


1 – Que imagem você deseja passar para as outras pessoas?

Não se faz necessário preocupar-se com as opiniões alheias, Afinal, é importante que suas atitudes estejam passando o recado que você deseja, para que não seja mal interpretado.

Partindo dessa ideia, quando você compartilha conteúdos visando polemizar, julgar, intrigar nas redes sociais, pode estar passando uma imagem de insegurança, de negatividade e, até mesmo, de um vazio existencial em você. É essa a marca que deseja deixar na memória daqueles que lêem suas publicações? Reflita sobre isso!


2 – Esse assunto realmente precisa vir à tona?

As redes sociais são fantásticas e possibilitam a publicação de opiniões, acontecimentos, músicas, vídeos. Aliás, você já parou para pensar a respeito do real sentido da palavra publicar? Significa tornar público e é exatamente isso que acontece quando qualquer coisa é compartilhada na internet, já que várias pessoas terão acesso a aquele conteúdo.

Em grande parte dos casos, as publicações invasivas representam situações pessoais, que talvez não sejam interessantes para dividir com mais pessoas. Por essa razão, é sempre válido pensar se você realmente deseja que aquilo se torne público e suas consequências, pois, estará dando abertura para que aqueles que lerem tirem suas próprias conclusões.


3 – Já pensou em como resolver isso?

Em vez de despejar toda a sua insatisfação, insegurança, medo, frustração nas redes sociais, já pensou em como solucionar estes comportamentos? Saiba que essa é a melhor maneira de resolver uma questão, pois é pelo assumir a responsabilidade, de que você é o responsável pela vida que tem levado. Entendo que é um grande desafio encarar algumas situações, mas se deseja colocar um fim ao problema, esse é o melhor caminho.

Outro ponto a ser considerado, é que, às vezes, o melhor é simplesmente ignorar o que aconteceu. Afastar-se de pessoas que não agregam e a se concentrar nas pessoas e coisas que lhe fazem bem. Portanto, antes de iniciar um toma-lá-dá-cá virtual, porque são grandes as chances de que isso aconteça, pense se essa chateação, desgaste, se irá valer à pena e se não é melhor apenas virar essa página.


4 – Você sente que está precisando de atenção?

Convenhamos, publicar este tipo de conteúdo em uma rede social é uma forma de chamar a atenção, pois as pessoas costumam sentir-se atraídas por mensagens desse tipo, que atiçam sua curiosidade. Assim, ter vontade de postar indiretas com frequência pode ser sinal de que algo não vai bem em seu interior e que, talvez, esteja sentindo falta de atenção.

Lembre-se, mais uma vez, que a intenção dessa reflexão é se conhecer e entender o que está se passando na sua mente, para que possa buscar um caminho mais positivo, e nunca de julgar-se ou culpar-se. Caso chegue à conclusão de que realmente está sentindo falta de atenção, converse com uma pessoa mais próxima e se abra, tenho a certeza de que isso irá te fazer muito bem ou escreva em um papel tudo aquilo que te causa um mal estar e depois jogue no lixo, é uma forma de colocar para fora.


5 – Utilize as redes sociais para publicar algo que agregue as pessoas?

Já pensou em utilizar as redes sociais para publicar algo que agregue na vida das pessoas, algo que possa colaborar em um momento onde ás boas práticas de convívio social estão tão esquecidas ao invés de conteúdos que só vão estimular à intriga, conflitos e discórdias certificando sua insatisfação com você mesmo e a falta de maturidade. Lembre-se, você enxerga do que você está cheio.

- Espero que este artigo tenha te mostrado que você pode sim, desenvolver suas habilidades, criar maturidade e trilhar um caminho de satisfação e evolução. - Acredite no que você pode criar, saiba qual direção você quer seguir, se conheça, identifique os pontos em que precisa melhorar e, então, o céu será o limite para a sua determinação. Bruno Crescente Coach de Carreira www.impactarhangra.com

8 visualizações1 comentário

© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com