Como elogiar de forma eficiente!

Atualizado: 7 de Nov de 2019

O elogio é uma afirmação pelo desempenho apresentado de alguma atividade, o reconhecimento de forma eficaz. O elogio reforça o comportamento desejado de maneira que aumente significavelmente a produtividade, fazendo a diferença no dia desta pessoa.



A seguir vamos abordar 4 fatores que irão determinar a eficácia desta ação:


O TEMPO

Efetuar um elogio o mais breve possível após um comportamento desejado. Imagine como será o dia desta pessoa após o seu elogio, acredito que o dia não será o mesmo.

Segue um exercício de validação para você praticar assim que ler este artigo.

· Escolha 3 (três) pessoas de seu convívio pessoal ou profissional e elabore um elogio para cada uma delas, mas um elogio que faça a diferença no dia desta pessoa. Persista nessa sua mudança de comportamento.


ELOGIO ESPECÍFICO

Quanto mais específico for o elogio, mais eficaz será. Apenas elogiar com o “MUITO BOM TRABALHO” não surtirá o mesmo resultado se “ Fernanda, sua postura foi ótima em lhe dar com aquele cliente completamente aborrecido, você o recepcionou, foi cortês, o ouviu com atenção, se portou com empatia e adotou uma visão de solução ao orientá-lo o que precisava ser feito”.

Agora Fernanda sabe o que precisa ser efetuado um uma eventual ocasião caso aconteça.


A DISTÂNCIA

É comprovado cientificamente que a proximidade física intensifica de forma eficaz o elogio, ou seja, pessoalmente será maior o efeito do impacto. Imagine enviar um e-mail, mensagem pelo whatsapp ou disponibilizar um aperto de mão na hora de um elogio enfatizando o feedback.


ENTUSIASMO

Como dizemos é tão importante quanto o que dizemos, elogiar com energia e entusiasmo é muito melhor do que ser indiferente. Quanto mais entusiasmo, maior impacto causará (sem exageros para que não se torne superficial) e importante que seja sincero.

O resultado da sua mudança de atitude será excelente nos seus relacionamentos, no seu desempenho e também no desempenho das pessoas que você elogiou. Pode parecer difícil no início, mas depois se tornará um hábito. A prática desta atitude lhe trará conquistas pessoais e profissionais.

5 visualizações

© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com